Vários modelos de carros elétricos estão disponíveis atualmente, com mais de 30 modelos exclusivos lançados no primeiro trimestre de 2022 e mais veículos elétricos a serem lançados no mercado até o final do ano.
Antes de comprar veículo elétrico, no entanto, é necessário considerar vários aspectos, como: a disponibilidade das estações de carregamento, qualquer trabalho doméstico para recarregar o carro de forma independente, o tempo de carregamento, a autonomia, os tipos de viagens que pretende fazer, etc.
Quando o veículo elétrico foi criado?
Muitos podem pensar erroneamente que os carros elétricos são uma invenção bastante recente e que nasceram para combater as mudanças climáticas também causadas pela poluição dos carros clássicos de combustão. No entanto, o primeiro protótipo de um carro elétrico data de 1884 e foi construído por Thomas Parker graças a baterias especiais de alta capacidade que ele mesmo projetou.
Entre o final do século XIX e o início do século XX, o motor elétrico era sem dúvida o mais seguro e confortável em relação aos carros movidos a combustível da época.
Infelizmente, o desenvolvimento do veículo elétrico era limitado pelo conhecimento daquele período e a velocidade máxima que um veículo equipado com motor elétrico podia atingir era de 32 km/h.
Como funcionam os carros elétricos?
Os veículos elétricos possuem apenas motor elétrico e não possuem motor a combustão. Este tipo de carro usa uma grande bateria de tração para alimentar o motor elétrico. Quando a bateria estiver esgotada, o carro deve ser conectado a uma fonte de energia elétrica. A qual pode ser doméstica ou você pode usar as estações de carregamento que estão presentes em pontos específicos das cidades.
Os carros elétricos têm melhor aceleração que os veículos tradicionais de combustão, possuem câmbio automático e, além de não emitirem emissões de CO2, também são mais ágeis e rápidos de dirigir .
Como mencionado, os carros elétricos são movidos por um motor elétrico que usa a energia armazenada em baterias de íons de lítio. A energia das baterias é transferida para o motor e transformada em energia mecânica para acionar os eixos de acionamento que fazem as rodas girarem. A eletricidade é transferida das baterias para o motor graças a um inversor . Este dispositivo transforma a corrente contínua das baterias em corrente alternada e depois a envia para o motor. Ao soltar o acelerador e frear, o carro produz energia cinética, essa nova energia é então transportada para as baterias para recarregá-las.
Qual a autonomia dos carros elétricos?
Agora que explicamos como funcionam os carros elétricos, é hora de falar sobre o tema de maior interesse, e talvez o mais doloroso, quando se trata desse tipo de carro: a autonomia. Na verdade, ao comprar um carro elétrico, a duração da bateria é um fator fundamental para calcular. A preocupação de que o veículo elétrico não tenha a carga necessária para completar uma viagem é um fator motivador muito forte. Isso ocorre porque encontrar uma estação de carregamento de fácil acesso ainda não é tão simples .
Dada a capacidade dos carros elétricos de recarregar durante a frenagem e desaceleração, os carros elétricos têm melhor desempenho na cidade e em rotas mistas. Se neste momento a autonomia é uma das variáveis com maior influência, no futuro a diferença será também dada pela rede de carregamento, pela capilaridade das infraestruturas e pela disseminação de postos de carregamento rápido. Estes últimos permitem paradas curtas, tornando desnecessárias baterias grandes que são caras, pesadas e volumosas.
Se ainda quiser fazer uma média, para os modelos equipados com baterias de lítio, os fabricantes declaram uma autonomia que varia de 200 a 800 km. No entanto, isso pode variar de acordo com o estilo de condução do motorista e a temperatura externa. De fato, em temperaturas muito baixas a vida útil da bateria pode cair bastante.
Quais as vantagens dos carros elétricos?
Se o medo de ficar sem carga pode fazer muitos desistirem de comprar um carro elétrico, as vantagens que esses carros trazem são inúmeras e não dizem respeito apenas ao meio ambiente. Entre estes encontramos:
- Manutenção: os veículos elétricos não possuem todas as peças mais sujeitas a desgaste e, portanto, requerem intervenções frequentes.
- Custos de carregamento: abastecer com energia custa muito menos do que um tanque cheio de gasolina ou gasóleo, o custo médio anual dos carros elétricos custa em média R $3 mil.
- Acesso a estacionamentos: trafegando sem emitir emissões, carros elétricos desfrutam de vantagens administrativas em muitas cidades, como a possibilidade de estacionar gratuitamente nos estacionamentos azuis em alguns Estados.
- Ponto de vista ambiental: o carro elétrico não emite gases poluentes ( zero emissões ) porque não há combustão. Não causa smog urbano, nem emite gases de efeito estufa. Por isso, os carros elétricos são considerados carros ecológicos e são um dos planos de ação para a mobilidade sustentável , principalmente urbana.
- Motor silencioso: Outro aspecto ambiental positivo dos carros elétricos é o silêncio do motor elétrico . Essa característica da mobilidade elétrica também contribui para a redução da poluição sonora nas cidades.
Os preços dos carros elétricos
Um ponto sensível é certamente o preço, de fato, os carros elétricos têm custos de compra decididamente mais altos do que os térmicos. Em comparação com alguns anos atrás, no entanto, os preços estão caindo lentamente.
Isso se deve ao fato de que cada vez mais fabricantes de automóveis estão voltando sua atenção para esse segmento de mercado e, como em todos os mercados, a concorrência ajuda a baixar os preços.
Hoje, o carro elétrico mais barato no Brasil custa em média R $135 mil. No entanto, o preço do veículo elétrico varia de acordo com seu desempenho, modelo, ano e marca, podendo chegar a custar R $1.359.000,00, como é o caso do Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+,, um sedã esportivo.
Agora que conhece um pouco mais sobre como funciona e quais as vantagens de um carro elétrico, poderá levar em consideração as informações mencionadas no conteúdo para definir se vale a pena comprar um veículo elétrico.
Contents