A convergência do Bitcoin em 2024: ETFs, rentabilidade e perspectivas positivas
O início de 2024 testemunhou uma impressionante ascensão do Bitcoin, consolidando seu movimento de alta que se iniciou nos últimos meses do ano anterior. Dados apontam que a criptomoeda acumulou uma valorização superior a 6% na primeira semana de janeiro, alcançando a marca dos 45 mil dólares. Este é o nível mais elevado desde abril de 2022, refletindo as crescentes expectativas em torno do aguardado lançamento de ETFs de preço à vista e também pelo Halving que se aproxima.
Aprovação dos ETFs de Bitcoin
O mercado aguardava com grande expectativa da aprovação dos ETFs de Bitcoin pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), fato que tem influenciado no preço do ativo nas últimas semanas, ajudando o ativo a permanecer acima da cotação dos 40 mil dólares. Os ETFs de Bitcoin foram aprovados no início de janeiro (10).
Perspectivas positivas após o lançamento
Um estudo da Galaxy Digital, divulgado em outubro de 2023, estimou que o lançamento dos ETFs poderá atrair cerca de US$ 14,4 bilhões em investimentos no primeiro ano
O Bitcoin encerrou 2023 como o investimento mais rentável, superando o “inverno cripto” e apresentando uma valorização impressionante de mais de 150%. Ao fechar o ano a US$42 mil, a criptomoeda consolidou-se como uma opção altamente lucrativa em comparação aos investimentos tradicionais.
O Ether, segunda maior criptomoeda em valor de mercado, não ficou para trás, registrando um retorno de pouco mais de 90% no mesmo período, superando os índices tradicionais, como o Ibovespa e o índice imobiliário.
O cenário macroeconômico também favorece o mercado de criptomoedas, com o Federal Reserve dos EUA (FED) indicando uma pausa no ciclo de aperto monetário em 2024.
A crise bancária nos Estados Unidos no ano anterior, com a falência do Signature Bank e Silicon Valley Bank, também pode ter contribuído para a valorização do BTC ao gerar desconfiança no sistema financeiro tradicional.
Halving de Bitcoin
Outro evento aguardado para o ano de 2024 é o Halving. O evento técnico é caracterizado pela diminuição à metade da recompensa paga aos mineradores. Aliado a isso, ao ponto em que o BTC se aproxima do seu limite de emissões de moeda, a tendência é de que os mineradores passem a segurar seus ativos e não mais “devolvê-los” ao mercado, o que tem grande potencial de gerar escassez, elevando ainda mais o preço do ativo.
Momento propício para investir
Se as previsões do mercado se concretizarem, o Bitcoin pode viver um ciclo de altas históricas nos próximos anos, podendo atingir a casa dos 100 mil dólares.
Apesar dos desafios, as perspectivas para 2024 tornam o Bitcoin e outras criptomoedas alternativas muito interessantes para os investidores. O momento promete ser propício para buscar por corretoras de criptomoedas e começar a investir.
A assimetria positiva no mercado de criptoativos, aliada às aprovações de ETFs e a realização do halving em 2024, destaca o papel significativo que essas moedas digitais podem desempenhar nos portfólios dos investidores nos próximos anos.
Contents