Não tem nada melhor que cultivar espaços agradáveis que promovam o contato com a natureza, não é mesmo? E, seja no seu próprio lar ou em ambientes corporativos, as ferramentas de jardinagem serão grandes aliadas nessa tarefa.
Porém, quais as peças indispensáveis na hora de colocar a mão na terra e como utilizá-las da forma correta? Reunimos todas as informações que precisa saber sobre ferramentas para jardim e montar canteiros ou áreas de cultivo de forma extremamente fácil! Confira mais detalhes a seguir!
Quais são os nomes das ferramentas de jardinagem?
Você sabia que diversos estudos apontam que o contato com a natureza e o cuidado com as plantas promovem o bem-estar mental? Por isso, a jardinagem tem ganhado cada vez mais adeptos que tornaram a prática um hobby.
Contudo, para o manejo correto, as ferramentas de jardinagem são essenciais. Afinal, são desenvolvidas especialmente para tornar a atividade eficiente, precisa e segura!
Inclusive, devido aos variados tipos de plantas, tamanhos de jardins e técnicas de cultivo, existem muitas peças disponíveis no mercado, cada uma com funções específicas.
Você, provavelmente, já conhece as mais populares, mas se ficou curiosa ou tem dúvidas de quais os nomes de ferramentas de jardinagem, confira mais informações a seguir:
O escardilho é bem semelhante a um garfo de jardim! Dessa forma, tem de três a quatro dentes afiados em sua extremidade e um cabo, geralmente, de madeira. Ele é essencial para soltar e aerar o solo.
A ação permite a circulação de ar e drenagem da terra, pontos importantes para o fortalecimento das plantas, absorção de nutrientes e prevenção de fungos. Além disso, o escardilho é utilizado para remover ervas daninhas que já estão enraizadas.
Essa é uma das ferramentas mais conhecidas de todas! Afinal, é fundamental para escavar o solo, removendo raízes, pedras e abrindo espaço para o plantio de mudas ou transplante de plantas.
Bem semelhante ao saquinho, essa ferramenta é caracterizada pelo cabo de madeira e cabeça que possui uma lâmina afiada e curva, em forma de meia-lua. Ela é utilizada para cavar, soltar e arejar a terra.
Seu uso deixa o solo mais fofo e drenado, permitindo que as raízes se desenvolvam. A enxadinha também serve para misturar adubo orgânico e até criar canteiros. Ainda, pode ser confundida com a picareta, no entanto, essa ferramenta é indicada para solos mais duros.
Você sabia que a poda, além de remover galhos secos e ou doentes, estimula o crescimento saudável das plantas? A prática é capaz de estimular o surgimento de frutos e flores! Por isso, a tesoura de poda é grande aliada na jardinagem!
Notou o surgimento de pragas na sua horta? Então, é hora de utilizar um pulverizador manual. Esse equipamento é utilizado para pulverizar líquidos, como inseticidas, herbicidas, fertilizantes líquidos ou água, de maneira controlada. Assim, possui um tanque que armazena o líquido e bico, que regula o jato.
Equipamentos mais sofisticados
Além das ferramentas de jardinagem que você viu nos tópicos anteriores, indicadas para hortinhas ou jardins menores, existem outros aparelhos sofisticados, indicados para grandes projetos. Algumas das principais são:
Essa ferramenta elétrica é perfeita para deixar o gramado sempre lindo! Usado principalmente em áreas residenciais, possui uma lâmina horizontal giratória, que corta a grama uniformemente na altura desejada. Muitas vezes, é confundido com a roçadeira, porém, essa ferramenta é indicada para vegetações densas, enquanto o cortador é voltado para gramados mais baixos.
O garfo de jardim possui, em uma de suas extremidades, cerca de 3 a 5 dentes longos e retos. Eles foram desenvolvidos para penetrar em solos bem compactos sem danificar as raízes das plantas. Com isso, possibilita a penetração de ar e água no solo, que ajudam no crescimento saudável das plantas.
Não é muito fã de pesticidas? Então, essa é a melhor ferramenta para manter seu jardim livre de ervas daninhas! Também conhecido como arrancador de ervas daninhas, é projetado para remover essas pragas, sem danificar as plantas ao redor. O melhor é que remove a planta invasora inteira, incluindo suas raízes, e evita que volte a crescer!
Essa ferramenta é caracterizada por ter, em uma das extremidades, peças que lembram duas pás que movem a terra, e dois longos cabos que devem ser empunhados. Assim, ajuda a cavar, soltar e arejar o solo, facilitando a penetração das raízes das plantas, melhorando a drenagem e permitindo a absorção adequada de nutrientes.
Qual a função de um rastelo?
O rastelo é um instrumento de jardinagem bem popular, que lembra muito um “grande garfo”. Ele é frequentemente usado em hortas, ajudando a nivelar e preparar o solo para o plantio.
Inclusive, é comum haver confusão entre o rastelo e o ancinho. No entanto, eles podem ser distinguidos pelos seus dentes. No rastelo, são mais retos, rígidos e próximos, enquanto, no ancinho, são curvos, estreitos, flexíveis e espaçados.
Além disso, diferentemente do rastelo, o ancinho é mais adequado para a remoção de folhas secas e são pouco indicados para o manuseio da terra em si.
Cultive um cantinho especial com os instrumentos certos!
Pronta para mergulhar nesse universo? Agora que já conhece as principais ferramentas de jardinagem, invista em produtos de qualidade, de marcas confiáveis! Ainda, uma dica para quem quer economizar, ou está começando, é investir em um kit de ferramentas!
Portanto, não perca a oportunidade de desfrutar do bem-estar que cuidar de plantas pode trazer para a sua vida!
Contents