Manutenção de veículo: Qual a importância de sua realização? Confira o motivo de realizar vistorias e demais informações sobre esse tipo de serviço veicular.
Para estar nas melhores condições, todos os veículos na estrada precisam de manutenção regular. Sem a realização da manutenção, os fluidos do seu veículo perderiam suas características benéficas, as correias quebrariam e várias peças começariam a se desgastar prematuramente.
Felizmente, a manutenção preventiva evita ativamente o desgaste e o estresse de causar grandes danos ao motor, transmissão, freios e muitos outros sistemas do veículo, os quais podem resultar na necessidade de acionar o serviço de proteção veicular e gastos com reparo.
Você pode se comprometer com o serviço de inspeção e contratar um mecânico para desenvolver e aderir a um cronograma de manutenção preventiva que corresponda aos intervalos de manutenção recomendados pelo fabricante do veículo.
Manutenção de veículo: Como funciona?
Os serviços específicos de manutenção de automóveis que seu veículo precisa são determinados pelo ano, marca e modelo, bem como pela condição geral e quilometragem. Para determinar os serviços específicos de manutenção e reparo automotivo a serem executados em cada visita à uma oficina mecânica, será preciso avaliar seu veículo e estudar os intervalos de manutenção recomendados pelo fabricante.
A manutenção de veículo regular para a maioria dos carros, caminhões e vans normalmente inclui os seguintes serviços:
- Troca de óleo;
- Troca de filtros de ar, combustível e cabine;
- Verificar a pressão e rotação dos pneus;
- Inspeção e substituição do freio;
- Correia dentada, direção, fluídos e outros.
A manutenção preventiva é realizada para garantir que atenda ao objetivo de aumentar a segurança e o desempenho do veículo.
Problemas automotivos causados pela falta de manutenção de veículo
Se você não se envolver em um cronograma regular de manutenção de veículo, os componentes do seu carro podem começar a sofrer desgaste e estresse excessivos. O dano resultante pode levar a consequências de longo prazo que comprometem a vida útil de tudo o mais.
Os veículos que não recebem manutenção preventiva regular podem sofrer danos catastróficos, incluindo falha do motor, devido à lubrificação e refrigeração insuficientes. Estes são procedimentos de manutenção extremamente caros que muitas vezes podem ser evitados com simples manutenção.
Outras possíveis consequências da falta de manutenção de rotina do carro são o baixo desempenho do motor, alto consumo de combustível e acidentes.
Quais os benefícios da manutenção de veículos?
A manutenção regular realizada por um técnico automotivo experiente reduz a probabilidade de uma peça falhar durante a condução. Você também pode desfrutar de dirigir um veículo que mantém os atributos de segurança e desempenho automotivo que mais valoriza.
A manutenção do veículo pode até ajudar a manter o valor de mercado do seu carro para atender às suas demandas futuras, minimizando o desgaste, danos e outros defeitos potenciais.
Esse serviço ajuda a manter o veículo em boas condições mecânicas e estéticas. Se alguma manutenção importante exigir uma visita à oficina, algumas verificações regulares e fáceis prolongarão a vida útil do seu carro, permitindo que você faça economias, às vezes consideráveis.
Quais itens devem ser avaliados na manutenção de veículo?
Confira a seguir quais itens devem ser avaliados ao realizar a manutenção de veículo:
1 – Nível de fluidos
Para garantir o bom funcionamento do motor, bem como dos componentes de direção e frenagem, é essencial uma verificação periódica de todos os fluidos. Esteja ciente de que um nível insuficiente pode causar falhas que às vezes podem ter sérias consequências, por exemplo, a falha do motor. Uma rápida olhada sob o capô de vez em quando pode poupar muitos problemas ao realizar a manutenção de veículo.
2 – Óleo do motor
Usando a vareta, certifique-se de que o nível esteja sempre entre as duas marcas “min” e “max” . Muito ou pouco óleo é prejudicial ao bom funcionamento do motor.
3 – Verifique o nível do líquido de arrefecimento
Novamente, certifique-se de que esteja sempre entre as duas marcas “mini” e “maxi” no frasco. Tenha cuidado, se você achar que o nível é regularmente insuficiente, isso significa que seu motor está consumindo água – risco de problemas na junta do cabeçote.
4 – Verifique os níveis de fluido de freio e direção hidráulica
Fluido de freio insuficiente pode significar um vazamento no circuito de freio. O mesmo vale para a gestão.
As verificações regulares do nível de fluido evitam grandes danos. Essas verificações não exigem nenhum conhecimento técnico específico e podem ser realizadas rapidamente em casa, basta verificar o manual do veículo.
5 – Na manutenção de veículo, Teste o estado da bateria
Uma bateria em boas condições tem uma boa expectativa de vida. Certifique-se de que esteja sempre bem carregado – problemas de partida – que os terminais estejam limpos e verifique o nível de eletrólito. Se necessário, verifique o circuito de carga.
6 – Faça a manutenção dos pneus
Uma pequena inspeção visual dos pneus é sempre útil. Esteja ciente de que pneus com pressão insuficiente ou pressão excessiva se desgastam mais rapidamente e podem causar acidentes na estrada.
Da mesma forma, o desgaste irregular pode sugerir uma anomalia no paralelismo ou outra. Verificar regularmente seus pneus ajuda a prolongar sua vida útil.
Os pneus devem ser idênticos em cada eixo. Da mesma forma, eles devem ter entalhes visíveis em toda a sua superfície. Pneus muito gastos por fora devem ser substituídos mesmo que a superfície de rolamento pareça estar em boas condições. Além de arriscar uma multa, seu manuseio será significativamente afetado.
Os pneus devem ser substituídos quando atingirem a profundidade de piso de 1,6 mm, além disso devem ser calibrados uma vez a cada 30 dias, e o rodízio de pneus a cada 5.000 a 10.000 km (sempre faça o alinhamento e balanceamento ao fazer rodízio ou substituir os pneus).
Esse é um dos itens essenciais ao se avaliar durante a manutenção de veículo.
7 – Mantenha os freios em boas condições
Se você for a um mecânico com frequência, uma inspeção visual regular dos discos e pastilhas de freio permitirá que você veja o estado de desgaste dos componentes de frenagem. Se o seu carro freia mal, se os freios rangem, se ouvem ruídos anormais de fricção ao frear, pode ser um sinal de que é hora de trocar os freios, ou pelo menos verificar o estado deles.
8 – Limpeza do veículo
A limpeza regular da carroceria permitirá que seu carro mantenha um belo brilho por muitos anos. Além da limpeza com água, o polimento pelo menos uma vez ao ano garante brilho e longevidade à pintura.
Em caso de revenda, um carro sem brilho indica falta de manutenção. A condição exterior imediatamente dá uma boa ou má impressão ao potencial comprador.
9 – Iluminação na manutenção de veículo
Aconselha-se a verificar regularmente o bom funcionamento da sua iluminação e a substituir qualquer lâmpada defeituosa, para sua segurança e de terceiros. Lembre-se de verificar regularmente todas as lâmpadas, principalmente o funcionamento das luzes de freio. Obtenha ajuda, se necessário.
10 – Pára-brisas e janelas
Não hesite em substituir um pára-brisa rachado. Limpe regularmente todas as janelas com um produto adequado e não abrasivo. Se seu carro estiver estacionado por muito tempo, lembre-se de limpar os limpadores de pára-brisa antes de sair. O acúmulo de poeira e a poluição podem causar arranhões na chuva.
A manutenção de veículo regular é mais confiável e evita inconvenientes de última hora. Você tem que ter tempo para verificar esses itens regularmente, o objetivo é contribuir para o bom estado de conservação e funcionamento do seu carro.
Contents