Existem opções de tecidos que são mais recomendadas para a produção de vestidos de festa
Atualmente, há uma grande variedade de estilos de vestidos disponíveis, capazes de atender a praticamente todos os gostos pessoais e ocasiões. Essa grande variedade de estilos inclui desde os clássicos e elegantes vestidos longos até os modernos e descontraídos vestidos curtos, permitindo que as pessoas possam escolher de acordo com o seu estilo pessoal.
Vestidos longos são excelentes para eventos mais formais, como casamentos, por exemplo. Já os vestidos mais curtos são ótimos para eventos onde a formalidade não é tão exigida, como festas de aniversários. Enquanto os vestidos estampados são indicados para eventos ainda mais informais, como um churrasco em família ou festas no verão. Além do corte, também há outro fator que influencia na produção e usabilidade em eventos diversos: o tecido.
Tecidos de vestidos de festa
O tipo de tecido também deve ser analisado de acordo com a ocasião e o com o corte do vestido. Existem diversos tipos de tecidos finos, veja oito opções abaixo:
- Renda
A renda é um tecido delicado, que remete a algo mais romântico e leve, além disso esse tipo de tecido também é bastante utilizado para adicionar textura à peça. É uma ótima opção para vestidos de festa.
- Seda
A seda é um tecido que remete ao luxo e a sofisticação, esse tecido é capaz de deixar qualquer peça com ar de elegância e cabe muito bem para festas e eventos formais.
- Tule
O tule ganhou esse nome por ter sido criado na cidade francesa Tulle. Ele é bastante utilizado para criar volume em saias, ou também para adicionar detalhes nas peças, como em babados, por exemplo.
- Organza
O tecido organza é semelhante ao tule em sua aplicação, uma vez que é utilizado para criar volume nas saias. É um tecido leve, fino e translúcido.
- Chiffon
Geralmente produzido a partir do poliéster, o chiffon se popularizou no século 20. É um tecido leve, mas, por conta de sua trama, ele possui uma boa estrutura. É bastante utilizado em vestidos de festa e também traz à peça uma aparência romântica e suave, funcionando muito bem em casamentos, por exemplo.
- Georgette
O tecido georgette tem uma aparência mais fosca, seu caimento é leve e ele tem pouca transparência. Funciona muito bem em modelos mais sóbrios de vestidos de festa.
- Cetim
O cetim é um tecido bastante brilhante e é ideal para cortes mais soltos. É um tecido extremamente delicado, por isso necessita de cuidados especiais para não puxar fio. Outro cuidado necessário é evitar o uso em dias muito quentes, pois pode marcar manchas de suor.
- Tafetá
Por último, temos o tafetá. É um dos tipos de tecidos mais populares entre as opções de tecidos finos para vestidos. Esse tecido tem brilho, é volumoso e bem marcante. É bastante utilizado em vestidos de festa, especialmente em modelos tipo tubinho.
Escolher o tecido adequado para o tipo de evento e corte do vestido pode fazer toda a diferença na composição do look e criação da peça ideal. Com a variedade de opções disponíveis, é possível criar diferentes efeitos e transmitir diversas sensações, desde a leveza e romantismo da renda até a sofisticação do cetim. A escolha certa do tecido pode tornar qualquer vestido em uma peça única e marcante para a ocasião desejada.